segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Como professor e aprendiz, educando na sociedade atual, busco compreender meus alunos em seu contexto como ser humano, não apenas como aprendizes de conteúdos. Portanto é imprescindível ouvir o que eles dizem, pois o processo de aprendizagem envolve uma troca constante de experiências.
Diante da quantidade de informações presentes no planeta é preciso estar atento, então sempre que é oferecido cursos de atualização e aperfeiçoamento para melhoria de educador e educando eu participo para maior interação, troca de experiências e novos conhecimentos. Nesses aprendizados integramos práticas que nos ajudam a trabalhar com novos sistemas culturais de representação do pensamento aguçando a curiosidade da criança e também promovendo interação.
A aprendizagem ocorre linearmente, então sempre estou aprendendo com alunos e colegas numa busca constante. Essa busca nos leva a pensar no ensino, pois refletimos sobre erros e acertos percebendo necessidades de mudanças.
O mais importante desse processo de reflexão e análise é que professores e alunos deverão ser capazes de situar no mundo, sabendo procurar as fontes de pesquisa, onde possa investigar chegando a uma resposta desejada.
O projeto pedagógico precisa ter uma visão global da necessidade das práticas comunicativas na sociedade em que o aluno vive, podendo dar maior significação aos conteúdos e colocando o aluno em confronto com práticas reais vividas na sociedade como forma concreta de integrarmos aprendizagem escolar, mundo e formas de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário