segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Arte e Tecnologia

Para navegação livre escolhi como ponto de partida o tema arte e tecnologia por ser um assunto que aprecio, portanto a aprendizagem se torna mais prazerosa.
Durante a navegação o objetivo principal do começo foi tornando se pequeno diante das inúmeras possibilidades que foram aparecendo com os links abertos, e a navegação mais interessante. A descoberta é a palavra chave da navegação livre, ela nos transmite de forma dinâmica um assunto com vários contextos e relaciona-os a novas pesquisas, acontecimentos, formas de aprendizagem, fontes, interações, entre outros. Nesse contexto fui além do objetivo inicial e descobri muita coisa interessante sobre o assunto e sua aplicação.
Ao navegar a deriva temos um ganho muito expressivo, pois percebemos uma forma de expansão de nossa memória sem necessidade de decorar informação, criando autonomia de estudo e pesquisa. No entanto, o conhecimento não é a simples posse de informações disponíveis ou armazenadas na rede, não depende apenas de seu conteúdo, mas da dinâmica de quem lê, organiza, interpreta, busca a fonte que fundamenta o aprendizado.
Acredito que todos ganham com a navegação livre, fato esse que pode ser comprovado ao vermos crianças e jovens aprendendo e dominando tecnologias muitas vezes sozinhas, mas vejo que os mesmos não conseguem organizar um assunto de pesquisa cronologicamente, analisar uma informação corretamente.
O acesso à rede com responsabilidade também é um fator relevante que precisa ser incorporado na orientação dos alunos, pois muitas informações que circulam na rede não são seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário