Tema: Desvendando a Saúde Bucal nos Caminhos da Tecnologia.
Áreas Envolvidas: Português, Ciências, Arte, Saúde Física, Formação Humana.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Escola Municipal de Goianá.
Público Alvo: Comunidade escolar (professores, alunos, dentistas e auxiliares).
Duração: 15 dias para conclusão.
O projeto visa uma aprendizagem geradora de ações para toda vida do educando.
Justificativa: Necessidade de sensibilizar sobre a importância da saúde bucal, renovar o compromisso do educando com a higiene bucal e resgatar o interesse pelo conhecimento a ser construído.
Objetivos:
- Compreender a importância da saúde bucal;
- Despertar os alunos para problemas causados pela higiene incorreta da boca;
- Integrar os alunos como agentes participativos do processo de saúde responsável.
Conteúdos:
Conceituais Referentes à boca, dente e suas estruturas, dentição, alimentos, doenças, entre outros.
Procedimentais Investigar, coletar, interpretar, analisar, produzir, expor.
Atitudinais Respeito, cooperação, conscientização, reflexão.
Recursos: Pesquisas, cartazes, instrumentos e produtos utilizados pelos dentistas, microscópio, data show.
Desenvolvimento: O projeto foi dividido em temas específicos para cada turma. Em seguida cada professor com sua turma organizaram-se para pesquisa em grupo. Após a pesquisa os alunos selecionaram o mais importante, trouxeram para sala onde revisaram o conteúdo. No momento seguinte trocaram informações, confeccionaram cartazes, textos, jogos, experiências e painel.
Ao término, cada grupo apresentou sua pesquisa e começaram a buscar e organizar materiais para exposição.
A etapa seguinte foi a junção de todos os trabalhos formando a totalidade do projeto. Para isso, organizou-se uma exposição dos trabalhos, cada turma montou seu espaço e os grupos foram responsáveis pela apresentação. Nesse momento todos os membros da escola e convidados apreciaram os trabalhos e puderam interagir durante a explicação dos alunos.
Os profissionais de odontologia participaram com materiais para exposição, folhetos informativos e ajudaram a organizar informações. Durante a exposição apresentaram para os alunos slides sobre saúde bucal para reforço das atividades trabalhadas durante o projeto que foi concretizado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Avaliação: Foi concretizada em etapas durante o projeto.
A primeira aconteceu no processo de elaboração do trabalho, onde foram avaliados os seguintes itens: a interação do grupo, as atitudes, compreensão, cooperação, compromisso.
A segunda foi na apresentação do trabalho dos grupos para sua turma na sala.
A terceira no término do projeto durante montagem da exposição dos trabalhos, o interesse, a participação, apresentação para a comunidade escolar e os visitantes, o respeito pelos trabalhos das outras turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário