segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fichamento

Conhecendo uma experiência

Aula: Escrita de textos a partir de um curta-metragem
Autora: Elaine Cristine Gonzaga – Escola Fund. do C. Pedag. da UFMG
Co-autora: Clenice Griffo
Nível: Ensino Fundamental séries iniciais
Componente curricular: Alfabetização
Tema: Gêneros textuais

Análise da Aula

A aula analisada é sobre a escrita de texto a partir de um curta-metragem em três etapas: a primeira começa com a explicação sobre o que é um curta-metragem. Como estratégia foi realizada uma pesquisa com os pais no momento seguinte para aprofundar o assunto, dando continuidade há um debate dos resultados da pesquisa.
Na segunda etapa há a apresentação para os alunos do curta-metragem “Velha História”, depois de assistir acontece uma discussão sobre o tema central do filme e outros quesitos como: considera legal, modificaria, trocaria o final, etc. Na seqüência elaboração do texto coletivo com os alunos sobre a história usando perguntas como parâmetro para construir o mesmo e ajuda-los no raciocínio lógico contribuindo para que o texto tenha coesão e coerência; ao final criar um título que poderá ser escolhido por votação e copiar no caderno.
Na terceira etapa saber a opinião dos alunos sobre o final da história e propor que eles criem um novo final. Essa tarefa feita em dupla com um aluno mais avançado na escrita e outro menos para interação.
Finalizadas, as produções devem ser trocadas com outras duplas para que leiam, observem e apontem o que não entenderam. Em seguida devolvidas para as duplas iniciais para correções. Terminado, o professor recolhe as produções e com os alunos monta o mural que deverá ter como título: “O final da história você decide...”.
A experiência analisada converge para o crescimento do aluno de forma imprescindível colocando-o em confronto com diversas práticas que o levam ao conhecimento de forma agradável dando maior significado ao trabalho com a escrita. A seqüência da atividade ajuda o aprendiz a organizar as informações, sequenciar, investigar, opinar, relatar, interar, entre outras habilidades, podendo trabalhar o curta-metragem no computador ou vídeo. No mesmo trabalho poderia acrescentar o uso do computador integrando o programa de pintura para os alunos ilustrar o curta-metragem na própria visão e depois até criar uma apresentação com essas ilustrações. Nesse contexto efetua-se a educação com tecnologia no processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário